Networking: saiba como criar uma rede de contatos

Já ouviu falar em networking? A rede de contatos entre profissionais é fundamental para quem pretende crescer na profissão. Saiba já como criar a sua

0 426

    8669255_orig

    Quem trabalha fora sabe a importância de criar uma rede de contados. Aliás, é essa rede – conhecida como networkingque muitas vezes fazem a nossa carreira alavancar. Afinal, nunca se sabe quando um desses relacionamentos não vai ter um conselho profissional pra te dar, ou conhece uma vaga pra te indicar.

    E o ponto de partida para a criação desse networking é mais fácil do que se imagina. O primeiro passo é adicionar às suas redes sociais todo os conhecidos em geral, desde amigos, até vizinhos, colegas de faculdade ou academia. Em seguida, deixe claro seus projetos e pretensões profissionais, preenchendo seu perfil da forma mais clara e objetiva possível.

    Networking: aumentando sua rede de conexões
    Agora é a hora de descobrir novas conexões dentro do mercado de trabalho. E pra isso, não tem jeito, só através de muito boca a boca mesmo. Como? Pedindo indicações para seus conhecidos e agendando encontros com aquelas pessoas na mesma área e em cargos superiores ao seu. Que tal um convite para um café?

    “Nesse encontro, tente levar a conversa da forma mais casual possível, sem destacar num primeiro momento seus talentos e aptidões. Use o encontro para conhecer melhor a empresa e ter certeza que se encaixa no perfil de profissional que eles costumam contratar antes de sair pedindo um emprego”, explica Alinne Correa, coach de carreira de São Paulo.

    Sentiu que aquela empresa tem tudo a ver com você? Então use o networking pra mostrar seu interesse pela companhia, tirando, inclusive, qualquer dúvida que possa surgir ao longo da conversa. Alline aconselha até mesmo perguntar que tipo de competências você precisa ter para conquistar uma possível vaga, ou se o cargo exige alguma especialização. “Pedir para ser apresentada para alguém que já passou por essa transição também é super válido”, afirma.

    Cursos extracurriculares e bom mentor = sucesso!
    Frequentar cursos, palestras e grupos de discussões (tanto presenciais, quanto virtuais) ligados à sua área de atuação ou a área que pretende trabalhar também é uma boa forma de networking, afinal, você vai estar se relacionamento diretamente com pessoas mais experientes que você.

    Se apresente, conte brevemente onde trabalhou ou trabalha atualmente e porque achou importante se inscrever naquele curso e, assim que possível, escolha um mentor para guiar você no seu processo de promoção na carreira.

    E não precisa ser desconhecido. Só tenha certeza se ser guiado por um profissional mais experiente. “Na verdade, é até mais indicado que você escolha um ex-chefe ou gestor como mentor. Alguém em quem você confie e que admire a personalidade e forma de trabalhar”, diz a especialista.

    É nessa etapa de networking que vocês planejarão juntos uma forma de você alcançar seus objetivos. E não tenha medo de pedir que ele te apresente bons contatos e que aja liberdade entre vocês para que você entre em contato com ele sempre que precisar de ajuda.

    Linkedin online social network

    Redes sociais: grandes aliadas!
    Depois de criar seu networking, é preciso cuidar para que sua rede de contatos se mantenha sempre ativa e atualizada. Como? Sendo presença marcante nas redes sociais – em especial no Facebook e LinkedIn. Quer aumentar sua conexão com o líder da empresa que trabalha ou deseja trabalhar? Então entre em contato com ele em momentos significativos, como aniversários ou quando souber que rolam boatos de uma promoção ou abertura de vaga. Mas lembre-se de sempre fazer essa abordagem de forma leve, sem ser inconveniente nem invasiva e somente quando sentir que teve abertura, aí sim marque uma reunião ou aquele bom e velho cafezinho e entregue seu currículo.

    No caso do LinkedIn, ainda dá pra ir além. Siga as empresas onde gostaria de trabalhar e pesquise o máximo que puder sobre elas. O próprio site vai te mostrar como chegar à conexões importantes, por meio dos seus conhecidos. Nos grupos de discussões, você poderá conhecer outros colegas de profissão. E não se esqueça de manter seu perfil sempre atualizado, compartilhando vídeos, notícias e artigos pertinentes à sua área de atuação.

    Bjs,
    Fabi Scaranzi