Menu
 1844
Estresse x pele! Como o nervoso e ansiedade afetam sua saúde e beleza
Especialista revelam: o estresse e a ansiedade causam, sim, danos a aparência e beleza da sua pele. Veja os principais deles e como se prevenir

Woman taking care of her skin

O tempo de cura é maior
Já falei aqui que um pouquinho de estresse traz, sim, benefícios ao nosso corpo e mente, nos mantendo mais afiadas e focadas. Mas, quando se trata do nosso sistema imunológico, ele pode ser bem prejudicial. Segundo a dermatologista americana, Sumayah Jamal, esses picos de tensão nos tornam mais suscetíveis a infecções de pele, como acnes e outras feridas, e pior: aumentam o tempo de cura. O motivo? O estresse atrasa o processo de cicatrização da pele ao prejudicar a barreira ou camada externa protetora.

Você sofre alterações no seu DNA
Além de afetar a camada externa da pele, o estresse pode prejudicar também seu nível celular. Isso graças aos telômeros, “capas” protetoras encontradas em cada extremidade de um cromossomo que preserva o DNA. Com o tempo, esses telômeros se encurtam naturalmente, o que pode acelerar o envelhecimento precoce da pele, causando manchas e rugas. Então é melhor começar a respirar fundo e contar até 10. Bora tentar?

A pele fica seca, vermelha e escamosa o ano todo
O que era para ser uma característica apenas do inverno, acaba se tornando normal para quem sofre de estresse. Tudo porque altos níveis de ansiedade podem esgotar as reservas de umidade natural da nossa pele. Um estudo recente descobriu que o nervoso pode suprimir a produção de ácido hialurônico, o que provoca ressecamento, manchas e eczemas na pele.. A solução? Cremes hidratantes super emolientes com ácido hialurônico e ceramidas duas vezes ao dia.

Fresh face

O formato do seu rosto pode mudar
É isso mesmo! O cortisol, hormônio liberado em resposta ao estresse, é o inimigo natural número um do colágeno, quebrando o tecido conjuntivo que mantém a pele tensa e firme. O nervoso e a ansiedade também nos leva a fazer muitas expressões faciais, como enrugar a testa e sobrancelha, hábitos que incitam o envelhecimento precoce e surgimento de rugas e vincos permanentes. A dermatologista americana Noëlle S. Sherber alerta ainda que “o aperto da mandíbula em momentos de estresse pode fazer com o que o músculo masseter (localizado na lateral da face) cresça mais forte, tornando o rosto mais quadrado”.

Sua acne adulta não vai embora
Quem sofre de acne adulta vê o problema piorar diante de situações de estresse. O cortisol estimula a produção de óleo de obstrução dos poros, além de desencadear a acne inflamatória – que se parece com feridas profundas, especialmente na região das costas, mandíbula e pescoço. Quando nosso sistema interno é atacado por picos de ansiedade e nervoso, bactérias relacionadas a acne tem maior probabilidade de florescer e piorar a aparência de feridas já existentes. Nesse caso, técnicas de relaxamento podem ajudar, além de medicação específica e pomadas.

Viu só como é importante manter seu nível de estresse controlado? A saúde e beleza da sua pele agradecem!

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Fonte: oprah.com
*Imagens: Shutterstock


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
horoscopo
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação