Menu
 3451
Linguagem corporal: descubra 11 maneiras de interpretá-la
Segundo a ciência, é possível saber o que o outro está pensando só avaliando sua postura e modo de se portar. O nome disso: linguagem corporal! Abaixo, 11 maneiras de ler mensagens não-verbais

linguagem-corporal-atrai-homens-1

Engana-se quem pensa que comunicação só tem a ver com voz. Pelo contrário, nossa postura corporal diz muito sobre o que estamos pensando ou como estamos reagindo diante de uma situação. De acordo com a ciência, há maneiras diferentes para ler a linguagem corporal – tanto a nossa, quanto a dos outros – e assim desvendarmos de forma simples certos pensamentos que não podem ou não são expostos diretamente.

E é pela linguagem corporal descobrimos tudo: se aquele colega de escritório está interessado na gente, se nossa melhor amiga está mentindo, se o abraço do parceiro é um abraço protetor ou desinteressado… a chave é prestar atenção à postura. Posição dos ombros, braços e até mesmo pés ajudam a fazer um exame aprofundado de como o corpo de alguém recebe certas informações ou como estão se sentindo em determinado momento. Duvida? Preste atenção a esses 11 movimentos e descubra como a linguagem corporal é capaz de transmitir muitas mensagens!

1. Palmas das mãos abertas
Palmas abertas podem ser muito reveladoras, já que de acordo com o livro The Definitive Book of Body Language, ou O Livro Definitivo de Linguagem Corporal em português, elas estão associadas com honestidade, verdade e lealdade. No livro, os autores ainda observam que os seres humanos tendem a dar as palmas das mãos abertas para mostrar que eles não são uma ameaça.

2. Sentimentos e posturas alinhados
A regra da linguagem corporal aqui é bem simples: se a pessoa está feliz, deve-se encontrar um sorriso em seu rosto. Se ela afirma que está bem, seus ombros devem estar relaxados. O próprio tom de voz, por exemplo, é um indicativo de que a mensagem passada condiz com os sentimentos da pessoa.

3. Preste atenção nas sobrancelhas
Quem diria que as sobrancelhas poderiam dizer tanto sobre nossas reações, né? Mas segundo um artigo da Psychology Today, nos Estados Unidos, sobrancelhas levantadas são indicativos de preocupação, surpresa e em alguns casos, até medo.

linguagem-corporal-atrai-homens-2_0

4. Pés sempre alinhados
Os pés dão dicas importantes sobre o quanto uma pessoa está interessada em você ou na sua conversa. Se as pontas dos pés apontarem pra você, a atenção do outro é toda sua. Não acredita? De acordo com um artigo do Huffington Post, os pés merecem uma atenção especial quando o assunto é paquera, afinal, os corpos se alinham quando estamos diante da pessoa amada, com olhos e corações na mesma direção.

5. Um espelho de você
Ao imitar as ações de alguém, tornando-se um espelho da outra pessoa, você mostra simpatia e atração por quem está a sua frente. Gestos iguais, como tombar a cabeça nos ombros, ou mexer nos cabelos, mostra concentração e interesse pelos assuntos do outro.

6. Mudanças súbitas
Quanto o assunto é linguagem corporal, mudanças bruscas não-verbais significam que rolou um pico emocional ou que algo que você disse, ou fez, não agradou. E o mais impressionante é que todos nós temos um tique como linguagem corporal que usamos inconscientemente, seja colocar as mãos no bolso ou torcer os cabelos. São esses gestos que normalmente nos ajudam a agir normalmente ou a manter a calma.

7. Postura poderosa
Uma vez escrevi uma matéria como a posição da mulher-maravilha ajuda a nos manter mais seguras e confiantes e isso, dentro da linguagem corporal, é muito importante. Uma pesquisa realizada pela Harvard Business School comprovou mais uma vez que portar-se de peito aberto, braços esticados e cabeça alinhada é um indicador de confiança e sentimentos de poder.

Wonder_Woman_Carter

8. Cuidado com a careta
É possível, sim, descobrir se alguém está mentindo pra você apenas por suas feições. Por exemplo, quanto maior a careta – e com careta eu quero dizer, bico, boca repuxada, nariz franzido – maiores as chances de uma mentirinha estar sendo contada. Por isso, atenção com as expressões faciais, viu?

9. Contato visual
Quanto maior a capacidade do outro se manter o contato visual com o seu, maior o indicativo de que ele está interessado no que você tem a dizer. A Scientific American observou ainda que casais apaixonados mantém os olhares fixos um no outro quase o dobro de tempo de quem vê o outro apenas como amigo.

10. Pernas bambas
Se a pessoa sentada ao seu lado não para de mexer as pernas, pode ter certeza de que ela está ansiosa ou impaciente. Ao balançar as pernas enquanto conversa você envia uma mensagem gigante (e nem um pouco discreta!) para todos a sua volta que além de muito impaciente, está claramente irritada.

11. Braços cruzados
Dentro da linguagem corporal, braços cruzados são, provavelmente os maiores indicativos de insatisfação e descontentamento. É uma forma do seu subconsciente mostrar que você não está curtindo o momento e que não está aberta para socializar com quem está ao seu redor. Quando o assunto for mais sério, entretanto, esses mesmos braços cruzados podem indicar foco e concentração.

Gostou das dicas? Experimente analisar a linguagem corporal dos seus colegas de trabalho ou até parentes. Com o tempo você vai ver que essas mensagens não-verbais vão se tornar cada vez mais fáceis de decifrar.

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: Shutterstock


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO ESTILO
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação