Tênis: 5 benefícios desse esporte que eu amo!

O tênis é meu esporte favorito e não é à toa! Descubra algumas vantagens dessa atividade para a saúde (física e mental) e para melhorar o condicionamento-físico

0 656

fabi tenis2

Basta dar uma olhadinha no meu Instagram pra notar que eu sou apaixonada por tênis. Sempre que posso começo o dia praticando o esporte, inclusive nos finais de semana. O tênis me desperta, me ajuda a gastar calorias, aumenta minha energia… é uma delícia!

Vira e mexe ouço a mulherada com mais idade dizendo: “morro de vontade de jogar tênis, mas sou velha demais pra começar a aprender”. Nada disso! O tênis, além de ser considerado um esporte completo e recomendado para quem deseja ganhar condicionamento físico, coordenação motora e desenvolvimento muscular, é altamente sugerido para pessoas das mais diferentes idades. Lógico que o rendimento de quem pratica tênis desde a infância é muito maior do que quem resolve começar depois dos 30, mas o que vale é curtir cada momento, fazer amizades, queimar calorias e aumentar a autoestima, afinal, cada ponto feito é motivo pra comemorar.

Abaixo, separei os benefícios do tênis tanto para a nossa saúde (física e mental), quanto para o nosso bem-estar. Não vão faltar motivos pra você deixar a vergonha de lado e começar já a praticar o esporte. Espia só!

1. Acaba com a gordura
Pesquisas mostram que uma hora jogando tênis é capaz de queimar até 500 calorias, uma quantidade semelhante à de uma corrida ou ciclismo. Bom, né? A movimentação rápida dentro de quadra é uma boa forma de perder aqueles quilinhos a mais.

2. Desenvolvimento muscular
Considerado um esporte completo, o tênis trabalha não apenas braços e pernas, mas também costas e abdômen. Os diferentes movimentos em diferentes velocidades trabalham os músculos de forma variada, fortalecendo e definindo os músculos.

3. Melhora a saúde cardiovascular
Durante um jogo de tênis nosso nível de energia vai lá no alto, aumentando consequentemente nosso ritmo cardíaco e garantindo mais saúde e resistência física. Não é à toa que o esporte é altamente recomendado para quem busca se prevenir contra doenças cardíacas e vasculares, como derrames e infartos.

fabi tenis3

4. Fortalece nosso foco, concentração e coordenação motora
Já nas primeiras aulas de tênis, você percebe uma melhora significativa não apenas no seu foco, como também na concentração e no seu poder de decisão. O motivo? Uma vez que o esporte exige que você crie suas próprias estratégias, vai depender só de você e da sua total concentração e reflexos aguçados, a vitória ponto a ponto. E acredite, a sensação de missão cumprida é uma delícia, além de levar nossa autoestima e confiança lá no alto. Tem jeito melhor de começar (ou terminar) o dia?

5. Desetressa
Sabe aquele dia em que tudo dá errado e a gente não sabe como desestressar? Recorra ao tênis! Ao exigir força e agilidade, você descarrega na raquete toda a energia acumulada e sai da aula se sentindo bem mais leve. Uma verdadeira terapia!

Ficou animada? Só não se esqueça de tomar cuidado, principalmente se você for uma iniciante nesse esporte e tenha sempre (sempre mesmo!) o acompanhamento de um professor. O tênis é um esporte de explosão e se não for realizado da maneira correta, pode causar lesões.

Bjs e divirta-se!
Fabi Scaranzi