Conheça 10 benefícios dos exercícios físicos na água

Emagrecer, fortalecer, tonificar! Veja abaixo 10 vantagens que só os exercícios físicos na água são capazes de trazer para sua saúde e beleza

0 1503
Nesse verão, não tem coisa mais gostosa do que aula de hidroginástica. Adoro!

Nesse verão, não tem coisa mais gostosa do que aula de hidroginástica. Adoro!

O verão chegou com tudo e a vontade de passar a tarde na piscina, também! Mas, que tal unir o útil ao agradável e começar amanhã mesmo a praticar exercícios físicos na água? Pouca gente sabe, mas a natação é uma das atividades físicas mais completas, já que trabalha diversos músculos do corpo ao mesmo tempo, especialmente tronco, quadris, costas, braços, ombros e bumbum. O mesmo poder vale para outros tipos de exercícios, como a hidroginástica, por exemplo.

Por isso, se você ainda não se convenceu a se matricular na natação o quanto antes, listo abaixo 10 vantagens que só os exercícios físicos na água são capazes de trazer pra você. Dá uma olhada!

1. É uma poderosa atividade aeróbica
De acordo com CDC (sigla em inglês para o Centro de Controle e Prevenção de Doenças) nos Estados Unidos, duras horas e meia de atividades aeróbicas por semana, como correr, pedalar, pular corda ou nadar diminuem seu risco de desenvolver doenças crônicas, como diabetes. Bom né? Uma pesquisa realizada pelo mesmo instituto descobriu que a natação é a quarta atividade esportiva mais popular do país e uma ótima forma de melhorar sua saúde cardiovascular e condicionamento físico, dando aos nadadores uma disposição muito maior do que quem pratica outros tipos de exercícios.

2. Ajuda a emagrecer ou manter o peso
Por forçar você a mover os principais grupos musculares do seu corpo – na maioria das vezes, ao mesmo tempo – você é obrigada a gastar até quatro vezes mais energia do que num aparelho comum de ginástica. Sabia que exercícios básicos de natação fazem com que você queime 500 calorias em uma hora? E que se apostar em atividades mais rigorosas, pode chegar a queimar 700 calorias por hora? Tudo vai depender do seu esforço e condicionamento físico, mas que exercícios físicos na água aceleram o trabalho do seu metabolismo, isso já é comprovado!

3. Resistência que tonifica o corpo
Outra vantagem dos exercícios físicos na água é que ela é quase 800 vezes mais densa que o ar e, por isso, exerce uma resistência contínua sobre todo o seu corpo, que é de 12 a 14% maior do que se você se exercitar na academia. Explicando melhor, é só considerar que cada braçada e chute atuam como uma sessão de treinamento intensa de resistência, tonificando principalmente tronco, quadris, braços, ombros, pernas e bumbum. Não é à toa que os nadadores profissionais têm o corpo todo durinho e praticamente livre de gorduras.

4. Melhora seu metabolismo
Exercícios físicos na água são a melhor opção para quem quer queimar calorias e ao mesmo tempo ganhar massa muscular. A maior resistência da água de ajuda a ganhar essa massa o que, consequentemente, acelera seu metabolismo e te faz emagrecer mesmo fora da piscina.

IMG_2196

 5. É uma atividade de baixo impacto
Diferente dos aparelhos de musculação que tem um impacto direto em relação ao peso do seu corpo, ao fazer exercícios físicos na água você protege seus ossos e articulações já que a água age como uma almofada, reduzindo o golpe ou a pressão que você receberia fazendo exercícios de salto ou pedalada, por exemplo. É devido à nossa capacidade de flutuação dentro da água que podemos nos exercitar por muito mais tempo, sem o correr o risco de sofrer lesões.

6. Tem propriedades terapêuticas
Por ter uma menor zona de impacto, exercícios físicos na água não apenas são recomendados para quem sobre com problemas de artrite, como por quem tem problemas de peso, limitações físicas e principalmente para quem está se recuperando de acidentes ou lesões. A água facilita os momentos, reduzindo a dor e servindo, inclusive, como massagem muscular.
Atividades na piscina também são altamente recomendadas para quem sobre de asma, irritações nas vias respiratórias ou para quem sobre de pressão baixa e constantemente passa mal devido ao calor e à força exigida nos aparelhos de musculação da academia.

7. Não tem limitações de idade
Exercícios com a natação e a hidroginástica têm a vantagem de poderem ser realizados a qualquer fase da vida, o importante é sempre respeitar o seu próprio ritmo e estado físico e de saúde. Ao criar o hábito de fazer exercícios físicos na água regularmente, em poucos meses você vai perceber melhoras não apenas no seu corpo, mas também na sua pressão arterial, nos níveis de colesterol, no desempenho cardiovascular… Uma pesquisa realizada pela American College of Sports Medicine descobriu que, com a prática de natação, você pode ganhar até 20 anos na saúde do seu sistema nervoso central e funcionamento cognitivo.

8. É uma ótima forma de fazer amigos
Se você chegou naquela fase da vida em que seus únicos amigos são os colegas de trabalho e você quase não os encontra fora do escritório, se inscrever numa aula em grupo de hidroginástica pode ser uma boa forma de conhecer gente nova. Juntas, vocês vão correr atrás de novas metas e darem apoio umas as outras para desafiarem seus próprios limites. Legal, né?

9. Melhora nosso psicológico
Além dos benefícios para a saúde e estética do nosso corpo, a prática de exercícios físicos na água ajuda a reduz o stress, melhora o bem-estar, e aumenta nossa energia e disposição.

10. Você não precisa de muito
Exercícios aquáticos não exigem de você mais do que um maiô, óculos específicos para natação e touca para segurar o cabelo. O material, como palmares, nadadeiras e pranchas quase sempre é oferecido pelos professores e mesmo que você não saiba nada muito bem, outros tipos de atividades estão disponíveis, como caminhada na água, hidroginástica, exercícios de flexibilidade, alongamento, resistência e até ioga aquático. Tudo o que você precisa é testar cada um deles (sempre na presença de um instrutor!) e encontrar qual atividade é a sua preferida!

E aí, pronta pra começar?

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Fonte: saudedicas