Fechar
Menu
 1081
“Todo fracasso tem um lado positivo”, diz a ciência
Muita gente morre de medo do fracasso, mas a psicologia garante: ele é um componente crítico (e fundamental!) para o nosso sucesso!

fracasso

Muitos pensadores famosos descrevem o sucesso de maneiras diferentes. Para Winston Churchill, “o sucesso não é final; o fracasso não é fatal e é a coragem de continuar que vale”. Colin Davis acredita que “o caminho para o sucesso e o caminho para o fracasso são quase exatamente os mesmos”, enquanto Herman Melville garante que “é melhor falhar na originalidade do que ter sucesso na imitação”. Notou como, apesar de passarem mensagens diferentes, as três mostram que a chave por trás do sucesso é o fracasso?

Para a psicologia o que acontece é que o fracasso é uma constante comum no nosso dia-a-dia e, diferente do que muita gente pensa, ele não é o oposto do sucesso, mas sim um passo imprescindível para sermos bem-sucedidas.

A importância da mudança
“Aceitar a necessidade de mudar constantemente e se adaptar ao novo é que faz com que o ser humano evolua cada vez mais”, lembra a psicóloga de São Paulo, Marília de Abreu. E a teoria é antiga, viu? Quer um exemplo? Lá atrás, o homem percebeu que era frágil demais para caçar sozinho certas espécies de animais e, por isso, passou a conviver em comunidades cada vez mais complexas, usando habilidades coletivas para sobreviver e também prosperar.

O mesmo vale para os bebês. Nascemos imponentes, aprendermos a apontar o que queremos e, através de novos julgamentos e erros, aprendemos a caminhar, conversar, até nos tornarmos um humano adulto totalmente realizado. É através das nossas falhas que descobrimos como nos adaptar e crescer para sermos bem-sucedidas, inclusive no ambiente de trabalho. “O fracasso é visto como uma oportunidade para aprender e crescer”, diz o psicólogo americano Crystal I. Lee ao site Thrive Global. “A falha é uma oportunidade a ser abraçada, analisada e escolhida, ao invés de algo do qual fugir”, diz.

Fatores-chave por trás do sucesso
A boa notícia é que, segundo o especialista, tudo aquilo que a gente precisa para alcançar o sucesso – mentalidade de crescimento, coragem, flexibilidade e humildade para pedir ajuda – podem ser cultivados e aprendidos. Bom, né?! Abaixo, eu te dou algumas dicas:

– Mentalidade de crescimento: o modo como vemos e gerenciamos nossos fracassos pode ser uma boa forma de nos ajudar a crescer. “O importante é que a gente acredite que, através do trabalho árduo e do esforço diário podemos nos desenvolver e aprender, tanto profissional, quanto pessoalmente, mesmo depois de um momento não tão bem-sucedido”, diz Marília de Abreu. O segredo é ter sempre em mente que o domínio é possível se continuarmos tentando, mesmo correndo riscos e trabalhando sempre para melhorarmos cada dia mais. A falha não é uma condição permanente, lembra?

– Coragem para tentar de novo: no mundo da psicologia, essa combinação de paixão e perseverança é o gatilho que a gente precisa para perseguir incansavelmente nossas metas e não permitir que contratempos nos atrapalhem no meio do caminho. Mais do que talento e inteligência, essa coragem é um dos segredos para quem busca um aprendizado constante, mesmo que através de muito esforço.

– Flexibilidade psicológica: “Ter flexibilidade psicológica permite que as pessoas pensem fora da caixa e sejam criativas quando confrontadas com um obstáculo“, diz Lee. “Também permite que uma pessoa altere o curso, se necessário, se o que [ele] estiver fazendo não tenha funcionado”. A flexibilidade psicológica nada mais é do que a capacidade de se adaptar nosso comportamento a um mundo em constante mudança, mesmo que seja aos poucos.

– Não fique sozinha: é preciso reconhecermos nossa necessidade de buscar ajuda de vez em quando. O suporte e o ombro amigo, principalmente nos nossos piores dias, é o que nos dá força para continuarmos mesmo quando a vontade é desistir. “As pessoas que são bem-sucedidas também aprendem a aceitar a ajuda dos outros; eles não tentam fazer tudo sozinhos “, diz Lee. “Eles têm uma visão de suas próprias limitações e estão confortáveis em pedir ajuda a quem pode agregar outros pontos fortes em suas áreas de crescimento”.

Por isso, não tem porque ter medo do fracasso. Na verdade, ele é uma peça fundamental até alcançarmos o sucesso em si e talvez, o principal motivo pelo qual continuamos crescendo, aprendendo, prosperando e, finalmente, conseguindo.

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Fonte: www.thriveglobal.com


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO MULHER
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação