5 maneiras de relaxar em apenas 30 segundos

É trabalho, reunião da escola dos filhos, aniversário da sogra... assim fica difícil relaxar! Com esses cinco truques você só precisa de 30 segundos para equilibrar seu nível de stress e ver a vida de forma mais leve

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Se você tem picos de stress durante o dia (seja por causa da família, do trabalho, do seu relacionamento…) você não é a única! Uma pesquisa recente publicada na American Psychological Association descobriu que pessoas entre 45 e 66 anos tem níveis de stress mais elevados do que aqueles considerados saudáveis. Enquanto isso, o grupo com idades entre 18 e 33 anos mostraram níveis de stress maiores dos que os medidos nos últimos anos.

Preocupante, né? E o pior é que nem sempre a gente pode fazer uma pausa durante o dia para fazer um exercício de yoga, meditação e até respiração profunda para relaxar. Por isso, através de algumas pesquisas (e truques divertidos) descobri cinco maneiras rápidas de você relaxar corpo e mente – e de quebra, recuperar as energias – em apenas 30 segundos. Anote aí!

1. Ria
Sabia que rir até a barriga doer tem efeitos super positivos sobre seu corpo? Segundo a Clinica Mayo, nos Estados Unidos, “picos de risadas, principalmente aquelas que vem acompanhadas de gargalhadas, aumentam o ritmo cardíaco e a pressão arterial”. Em outras palavras, a risada libera a tensão o aumenta o fluxo sanguíneo para o coração e outros órgãos vitais. Como consequência, ocorre uma baixa na pressão arterial e até nos níveis de açúcar no sangue.
Quer usar essa dica pra relaxar? Procure na internet memes engraçados ou até mesmo boas piadas no seu grupo do Whatsapp. É tiro e queda!

2. Coma uma laranja
A vitamina C é uma velha conhecida no combate e prevenção de resfriados, mas sabia que ela também é ótima para relaxar a aliviar o stress? Pesquisadores americanos descobriram que consumir uma grande quantidade de vitamina C quando se sentir nervosa ou com o nosso de stress lá no alto pode reduzir a pressão sanguínea e acalmar o corpo. Portanto, naquelas semanas em que a hora extra for inevitável, ou quando as vésperas de uma grande apresentação chegar, lembre-se de levar uma laranja como lanchinho para o trabalho. O mesmo vale para blueberries e morangos.

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3. Passe alguns segundos ao ar livre
É comprovado que passar horas em um mesmo ambiente fechado aumenta nosso nível de stress. Aí não tem santo que te faça relaxar, né? Um estudo recente da Universidade de Edimburgo descobriu que pessoas obrigadas a ir às ruas todos os dias e mantém um maior contato com a natureza e o ar puro, seja no simples trajeto de deixar as crianças na escola, são significativamente menos estressadas do que aquelas que vão direto da casa para o escritório e ainda tem uma maior capacidade de memória e concentração.
E engana-se quem pensa que você tem que passar hooooras ao ar livre. Uma pesquisa de 2010 publicada na revista Environmental Science & Technology descobriu que apenas cinco minutos fora do escritório, caminhando e tomando um ar fresco relaxam o corpo e melhoram seu irmão. Não tem “todo esse tempo”? 30 segundos a céu aberto fazendo exercícios de respiração profunda também têm o mesmo efeito.

4. Passe óleo de rosas
Um estudo recente da Universidade de Srinakharinwirot, na Tailândia, descobriu que pessoas que massagearam a pele com óleo de rosas diariamente, no final de cada dia apresentaram níveis de respiração e pressão arterial mais baixos que outros funcionários da mesma empresa.
Na hora de fazer essa massagem rápida para relaxar, experimente espalhar o óleo de rosas nas regiões das mãos, pescoço, nuca, colo e ombros. O efeito relaxante é imediato.oleo_de_rosa_mosqueta__33307_zoom

5. Mude de ambiente
Parece loucura, mas de acordo com um levantamento da Universidade de Notre Dame, só o fato de você mudar de ambiente pode fazer a sua mente espairecer por alguns segundos e seu corpo relaxar automaticamente. O motivo? Ao entrar em uma nova sala (seja em casa ou no trabalho) seu cérebro registra a atitude como um novo evento, redefinindo suas percepções, sentimentos e sensações imediatamente e “esquecendo” o que estava acontecendo anteriormente.
Essa dica é ótima para quem, além de stress e tensão, está se sentindo bloqueado mentalmente e criativamente. É isso que tantas empresas tem sugerido reuniões e conferências em parques e cafés.

Bacana, né? Vale tudo para relaxar e ajudar a gente a se livrar das tensões do dia-a-dia.

Bjs,
Fabi Scaranzi