Ariana Huffington ensina como ter uma noite de sono tranquila

Desligar o celular, usar sais de banho, tomar um chá de camomila... aprenda truques rápidos para melhorar seu sono e ter uma noite de qualidade!

2 1090

noite-de-sono-dormir-posicao-para-dormir

Problemas na hora de dormir são mais comuns do que a gente imagina. E não se trata apenas de insônia, não, viu? Muita gente demora para desligar a mente dos problemas e tarefas do dia seguinte, ou tem noites agitadas, pesadelos, além de passar a noite em claro virando de um lado para o outro, como se não conseguisse se “ajeitar” de jeito nenhum. Parece familiar?

Pensando nesses problemas, Ariana Huffington, fundadora dos sites “The Hunffington Post”, do Thrive Global e autora do best-seller “The Sleep Revolution” (A Revolução do Sono, em tradição literal), compartilhou no site Quora, algumas dicas para você ter uma noite de qualidade e pegar no sono rapidinho. Uma das 50 mulheres mais influentes pela Forbes, ela resolveu escrever esse livro porque dormia muito pouco e tinha uma vida muito corrido. Conclusão: um desmaio a fez repensar a vida como um todo e ela descobriu que o sono é muito mais importante do que as pessoas pensam! As dicas são simples, rápidas de serem colocados em prática! Anoite aí!

1. Deixe seu quarto sempre escuro, silencioso e com uma temperatura agradável.

2. Desligue todos os seus equipamentos eletrônicos, inclusive da tomada, uma vez que até aquelas luzinhas pequenas do decodificador da sua TV a cabo pode interferir na hora de relaxar corpo e mente. Celulares e tablets devem ser completamente desligados (e não colocados no modo “silencioso”) pelo menos trinta minutos antes de ir para cama.

3. Nada de deixar seu telefone carregando perto da cama, ainda mais se você tem o costume de deixar as notificações ativadas. Já notou como a gente não resiste a dar uma espiadinha rápida toda vez que a tela do celular se ilumina. O melhor é que ele fique carregando, inclusive, fora do quarto.

4. Nada de café depois das 14h. Seu corpo precisa estar totalmente livre de cafeína para entrar em estado de relaxamento mais facilmente.

5. Sua cama é para dormir e fazer sexo. E só! Nada de usá-la para trabalhar, ler, assistir suas séries favoritas. Ao ensinar essa mensagem ao seu cérebro, sua mente tende a relaxar mais rapidamente quando for para cama.

6. Não deixe seu animal de estimação dormir com você. Além de atrapalhar o seu descanso, os pelos soltos sobre o seu lençol e travesseiro pode causar problemas de saúde, como alergias respiratórias, prejudicando a qualidade do seu sono.

cachorro-dormir-cama

7. Que tal uma boa chuveirada com sais de banho antes de se deitar? Eles ajudam a acalmar corpo e mente, além de deixar a pele mais macia.

8. Pijamas e camisolas passam para o seu cérebro a mensagem de que você está pronta para dormir. Usar roupas do dia-a-dia só dificultam seu momento de sono, além de serem desconfortáveis e te renderem uma noite agitada.

9. Faça um alongamento leve e exercícios de respiração, como yoga ou meditação para ajudar seu corpo e mente a entrar em modo de descanso.

10. Quando for para cama, leia algumas páginas do seu livro (impresso) favorito para ajudá-la a relaxar. Mas nada de escolher um tema relacionado ao seu trabalho, hein? A ordem aqui é ter um momento rápido de lazer.

11. Tome um chá de camomila ou lavanda para acalmar e relaxar. Nesse friozinho, aliás, eles são ótimos para te manter quentinha e confortável!

12. Antes de dormir, escreva uma lista com tudo aquilo pelo qual você é grata, além de todas as coisas boas que aconteceram naquele dia, por mais simples que sejam. Isso ajudará você a ter um sono tranquilo. Simples assim!

Dicas anotadas?

Bjs e bons sonhos,
Fabi Scaranzi