Família: saiba como dividir seu tempo entre filhos e marido

Para ser mãe e esposa é preciso se dividir em mil, aí nem sempre somos justas no tempo que nos dedicamos a um ou outro. Veja algumas dicas para você curtir momentos gostosos a dois ou com a família, sem peso na consciência

0 2342

angelica 2

Com a chegada dos filhos a rotina de um casal muda completamente. Aquelas horas abraçadinhos no sofá, esquece! Dividir o tempo e a atenção entre as crianças e o marido vira um verdadeiro desafio.

Nos primeiros anos, o cuidado excessivo com os pequenos é fundamental, depois vem a ajuda nos deveres de casa e provas escolares, os passeios nos finais de semana… aí não demora para que o parceiro se sinta “abandonado” e deixado de lado.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Tríade Consultoria em Produtividade (SP), as mulheres estão tão sobrecarregadas que o relacionamento fica em segundo plano. Alguma surpresa? A pesquisa, que conversou com cinco mil mulheres de todo o país na faixa dos 35 anos, revelou que 78% não conseguiam se dedicar ao companheiro como gostariam – mais da metade delas já era mãe.

Dê o seu melhor
Deixando a questão profissional de lado um pouquinho, para manter uma rotina em equilíbrio, é preciso dividir a vida em três setores: o pessoal, matrimonial e familiar. Mesmo que seus filhos e marido sejam prioridade pra você, muito mais do que cuidar do seu relacionamento cultivando os carinhos, os programas a dois e até o sexo com qualidade; ou se esforçando para ser uma mãe presente na educação e nos momentos de lazer, é preciso lembrar que você é uma só e precisa se cuidar, não só do corpo, mas também da mente.

Valorizar sua individualidade e abrir um espaço na agenda para fazer aquilo que te dá prazer – seja se matriculando em cursos de línguas, na academia, ou até passando o dia em um spa com as amigas – é fundamental para que você se sinta bem e disposta para cuidar dos outros.

“Vale lembrar que a qualidade do tempo que você passa sozinha, com o marido ou filhos é muito mais importante do que a quantidade de tempo que dedica a cada um”, diz Lana Harari, psicóloga e terapeuta de casais (SP). Por isso, nada de se sentir culpada ou achar que não tem se doado o suficiente. Você, com certeza, está fazendo o seu melhor. Cada família é um caso e cabe somente a vocês, juntos, decidirem como dividir o tempo livre.

Michelle Obama tem a difícil missão de ser mãe, esposa e primeira-dama dos Estados Unidos

Michelle Obama tem a difícil missão de ser mãe, esposa e primeira-dama dos Estados Unidos

Filhos x marido: dicas para aproveitar ao máximo cada momento
Precisando de ideias para curtir ao máximo o tempo livre com os pequenos ou com o parceiro? Dá uma olhada nessas dicas:

Com os filhos

– Celulares e tablets são verdadeiros vilões quando o assunto é “família”. Por isso, tente incluir na rotina de vocês uma hora do final de semana para brincadeiras diferentes, como jogos de tabuleiro ou de cartas. Além de unir a família, eles são ótimos para exercitar o raciocínio das crianças.

– Certifique-se de reunir toda a família para fazerem juntos pelo menos uma refeição todos os dias. O café da manhã pode ser uma boa opção, já que normalmente todos acordam no mesmo horário para trabalhar e ir a escola.

– Relembrar histórias antigas, além de divertido, é uma ótima maneira de unir a família. Que tal pegar aquele álbum de fotografias e contar histórias da sua infância, ou até mesmo das férias que passaram juntos na Disney, do aniversário de casamento, do Réveillon…

Com o marido

– Você não precisa se arrumar toda e reservar uma mesa em um restaurante disputado para curtir momentos a dois. Um DVD, um edredom e uma boa garrafa de vinho pode ser ainda mais gostoso e intimista.

– Não é só porque vocês estão casados há anos que vocês não podem reviver os momentos de carinho e atenção que tinham lá no começo da relação. Ligue ou mande uma mensagem de texto no meio da tarde, cole bilhetinhos amorosos na pasta de trabalho do seu marido, beije-o antes de sair de casa… ele vai adorar!

– Além de comprar lingerie novas e doar tudo aquilo que você usou na gravidez e que não são nem um pouco sexy, tire do quarto de você o berço, as fraldas e os brinquedos das crianças. Lembre-se que esse espaço é de vocês e precisa ser mantido assim.

– Escolham juntos um dia da semana para fazerem um programa juntos, seja uma aula de dança ou um filme no cinema e não desmarquem. Para dar um up na relação, vale até mesmo “sequestrar” seu marido no trabalho na hora do almoço e leva-lo até o motel mais próximo. Por que não?

Dicas anotadas? Afinal, não existe nada melhor do que viver em paz e feliz com toda a família, né?

Bjs,
Fabi Scaranzi