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Fabiana Scaranzi
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Saúde mental no trabalho: 3 atitudes para pôr em prática já
Vive um turbilhão de emoções no trabalho todos os dias? Aprenda três hábitos para blindar sua saúde mental e a manter seu corpo e alma em equilíbrio

fabi trabalho

Especialmente no nosso trabalho, todos os dias somos obrigadas a fazer escolhas e são essas decisões que normalmente afetam diretamente nossa satisfação e saúde mental! Durante a segunda edição do Congresso Internacional de Felicidade, em Curitiba, profissionais explicaram que são os momentos desagradáveis de tensão que nos ensinam o real valor de tudo o que nos acontece de bom.

O segredo? Procurar viver em equilíbrio, valorizando cada vitória e não dando tanta importância para as derrotas. Parece difícil, né? Mas quando se trata de saúde mental, três profissionais têm as dicas perfeitas para você colocar esse plano de ação em prática. Aprenda já!

1. Gerencie seus sentimentos
Nossa saúde mental está diretamente relacionada à maneira como lidamos com nossos sentimentos. Qual a sua reação quando leva uma bronca do chefe? Ou quando vê um colega de trabalho levando o crédito por uma ideia que foi sua? Manter as emoções sob controle é imprescindível para uma vida mais leve e feliz. Entretanto, isso não acontece de uma hora pra outro. Saber gerenciar os sentimentos exige tempo, paciência e uma boa dose de determinação.

Durante o congresso, o médico psiquiatra e escritor Augusto Cury, de São Paulo, explicou que não adianta apenas querer mudar o padrão negativo. É preciso treinar a mente diariamente para aprender a olhar o lado bom de cada situação, julgar menos e acreditar cada vez mais em si mesma.

2. Se dê uma pausa
Com quanta coisa você tem que lidar no trabalho: planilhas, apresentações, reuniões, prazos apertados, contas pra pagar… Com uma agenda tão tumultuada, encontrar a plenitude e o equilíbrio parece impossível! “Medito para desenvolver a sabedoria, deixar de ver a superfície e chegar à profundidade do ser”, diz a monja Coen, de São Paulo.

Quer seguir o exemplo? Reserve alguns minutinhos todos os dias para sentar em um lugar silencioso, encontre uma posição confortável e tente não pensar em nada por um minuto. Parece pouco, mas esses 60 segundos são o suficiente para você iniciar uma verdadeira revolução na sua consciência, melhorando sua saúde mental e física rapidinho.

3. Mantenha o corpo em movimento
A rotina corrida não deve ser desculpa pra você abandonar os exercícios físicos e descuidar do corpo. Além de melhorar a boa forma e deixar tudo durinho, atividades regulares melhoram nossa autoestima, promovem a sensação de bem-estar, aumentam nossa felicidade e nos garantem noite melhores de sono. O resultado? Energia renovada para encarar qualquer problema no dia seguinte.

“Uma mente sã depende de um corpo saudável, que deve obrigatoriamente estar em movimento”, diz o preparador físico Marcio Atalla, de São Paulo, durante o evento. Não importa qual seja a sua escolha – corrida, natação, musculação, balé, pilates, tênis – o importante é não ficar parada. Sua saúde mental agradece!

Bjs,
Fabi Scaranzi


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