SPFW Verão 2017: Inspire-se nas tendências da moda!

Depois de conferir cada detalhe do SPFW Verão 2017, selecionei as marcas e os looks que se destacaram na passarela e quais serão as tendências que você precisa ficar de olho!

2 40094

Quem também adora conferir as tendências apresentadas no São Paulo Fashion Week? O evento – que aconteceu entre 25 e 29 de abril no Parque do Ibirapuera– marcou a 41º edição da principal semana de moda do Brasil e foi palco de grandes marcas como Lilly Sarti, Apartamento 03, PatBo, Riachuelo, Ellus, Isabela Capeto e muitas outras. Este ano por conta de muito trabalho e palestras só pude conferir o desfile, o da Riachuelo e já já conto pra vocês como foi.  Mas separamos, aqui na redação, especialmente pra você o que rolou de melhor no SPFW Verão 2017 e quais tendências serão destaque no próximo ano. Espia só!

Dia 1

LILLY SARTI
Lilly Sarti deu a largada do SPFW mostrando uma coleção cheia de peças leves e fluidas. Toda trabalhada em cima de tons terrosos, notei que seda, linho, croché e tule vão estar super em alta em 2017. Nos acessórios, abuse das franjas. A coleção me lembrou muito o sertão, com a classe e a elegância sempre tão presentes na marca.
IMG_8588

APARTAMENTO 03
O desfile da Apartamento 03 também foi de cair o queixo! Além de apresentar peças oversized e casacos com texturas cheios de personalidade, muitos looks no estilo pijama passaram pela passarela, um mais lindo que o outro! Aliás, eu gosto tanto dessa tendência que já estou com uma matéria quentinha sobre pijamas pronta para a semana que vem. Fique de olho!
IMG_8587

RONALDO FRAGA
Ronaldo Fraga fechou com chave de ouro o primeiro dia de desfiles do SPFW ao apresentar peças inspiradas em um tema polêmico: refugiados! Para dar cara a sua coleção, Ronaldo trabalhou muito com estampas que uniam flores aplicadas sobre tecidos estruturados. Bordados também apareceram bem fortes em roupas de festa e os decotes ombro a ombro e em V foram os grandes destaques do estilista.
IMG_8568

Dia 2

PAULA RAIA
O segundo dia do SPFW começou com tudo com o desfile da Paula Raia. A grife mostrou uma coleção superleve, moderna e descolada. Os tons pasteis reinaram absolutos nas peças da estilista que teve como inspiração a passagem do tempo. Como tendência, vale ressaltar os modelos em seda feltrada, tule em algodão e mix de estampas e texturas. Tudo maravilhoso!
IMG_8590

PATBO
Mais uma vez, Patrícia Bonaldi surpreendeu! Inspirada no Brasil, a coleção da PatBo teve como destaque o verde, azul e amarelo. Muitas flores e estampas passaram pela passarela, deixando o SPFW mais colorido e cheio de graça. Arrasou!
IMG_8589

OSKLEN
Marca registrada da Osklen, a grife trouxe formas soltas e lenços que envolvem o corpo que remetem à praia e a natureza. Tecidos leves como o viscose, linho e seda estiveram presentes em camisas, calças e blazers em estampas originais, com tons como o amarelo, cenoura, navy, verde militar, off white e azul-claro. Tudo lindo e de muito bom gosto!
IMG_8570

JULIANA JABOUR
A estilista Juliana Jabour escolheu a garota californiana como inspiração para a sua coleção nessa 41ª edição do SPFW. Com looks que remetem ao streewear esportivo-chic, Juliana contrapôs as peças mais descoladas com golas altas e mangas bufantes. A leveza da coleção ficou por conta das fibras naturais como linho e tricoline, além de estampas em tons pastel, branco e nude.
IMG_8572

RIACHUELO POR KARL LAGERFELD
O último desfile do dia foi o tão comentado: Karl para Riachuelo. Eu tive a chance de conferir de pertinho cada peça da coleção e fiquei maravilhada. O desfile veio recheado de peças de tweed em cinza e preto e branco, um clássico que eu adoro, além de estampas animal print coloridas e nada discretas. Muito couro esteve presente em jaquetas, calças e luvas, é isso mesmo luvas! Camisetas com a cara de Karl não podiam faltar.  Mas o diferencial do desfile foi mesmo o final, onde passaram pela passarela araras com todas as peças que foram desfiladas para você comprar aí mesmo. No estilo “see now, buy now”. Eu, lógico, também comprei. Sacada incrível!
IMG_8591

Dia 3

ISABELA CAPETO
Looks românticos passaram pelo desfile de Isabela Capeto que criou uma coleção toda inspirada no filme da Disney Alice Através do Espelho, O Tempo, que estreia em maio. A estilista, entretanto, contrapôs o visual “menininha” em modelos com piercing no nariz e muita transparência. Além dos vestidos fluidos, Isabela Capeto mostrou o que vai ser tendência também quando o assunto é cabelo. Esqueça os cortes midi bem lisinhos. Cabelões longos e bem armados vem com tudo em 2017.
IMG_8565

IÓDICE
A irmã mais nova de Jacqueline Kennedy foi a grande inspiração de Valdemar Iódice para a coleção de verão 2017. Na passarela do SPFW, a marca passou por diversas tendências, desde saia com jaqueta jeans, até diferentes versões de quimonos estampados, peças feitas com tecido brocado dourado e vestidos fluidos em azul e bordô. Muita madeira também esteve presente no desfile de Iódice, tanto em argolas presas em roupas, quanto nos saltos altos feitos de bambu.
IMG_8576

LENNY NIEMEYER
Pena que não pude ir porque foi no mesmo horário que eu estava falando sobre “a mulher do século XXI na Casa Glamurama com a Joyce Pascowitch… Mas eu adoro porque ela sabe deixar a mulher chic sem muito esforço… Lenny trouxe o Japão para a passarela do SPFW deste ano. Cheia de cores marcantes, como o vermelho e o marrom, estampas japonesas como garças, tigres, peixes e ondas estiveram presentes em maiôs, jaquetas bomber e quimonos. A ideia era trazer, principalmente, modelagens longas e fluidas que pudessem ser usadas sobre as peças de moda praia. Coleção criativa e cheia de estilo. Amei!
IMG_8581

À LA GARÇONNE
O estilista Fábio Souza escolheu estrelar no SPFW sem apresentar uma estação definida. O diferencial da grife? Ela busca reusar materiais e usa, na confecção de seus roupas, tecidos feitos inclusive com material reciclado e tecidos antigos esquecidos nas prateleiras de tecelagem. Bacana, né? Esse mix de roupas vintage com novos tecidos deu um efeito lindo na passarela.
IMG_8599

TRIYA
O verão 2017 da Triya vem quente e iluminado! Inspirado na palavra francesa “feminité”, as apostas de swimwear da grife mostram a essência da feminilidade e a sensualidade da mulher brasileira. Como? Com calcinhas em recortes profundos e bem cavados, biquínis tomara que caia, maiôs frente única e hotpants com estampas étnicas nos principais tons dessa temporada: amarelo e azul claro. Tudo maravilhoso e de muito bom gosto!
IMG_8622
Dia 4

PATRÍCIA VIEIRA
Patrícia Vieira escolheu uma maneira diferente para apresentar sua coleção na 41ª edição do SPFW. Inspirada nas cores e na exuberância de Cuba, Patrícia escolheu duas modelos para circularem entre os convidados e mostrarem as peças expostas. E que peças! Mostrando o lado sensual e efervescente da mulher latina, seu desfile mostrou, principalmente, peças como vestidos de alça em couro todo cortado a lazer, saias rodadas em comprimento midi e longo, espantas de flores e folhagens, jaquetas bomber e muita renda francesa. Feminina e fatal, a coleção toda é puro luxo!
IMG_8641

GLÓRIA COELHO
Como a própria Glória descreveu, a coleção da marca que leva seu nome é assimétrica, desconstruída e desproporcional. O Jardim no Mar Assimétrico, nome dado a coleção, faz alusão a arquitetura e reflete os lados desiguais e contraditórios nas faixas que mudam a cara de suas saias e vestidos. Muito couro se faz presente na coleção Verão 2017 de Glória Coelho, que fez questão de apresentar peças em uma cartela de cores super restrita, onde prevaleceu o off white, marinho, vermelho e cinza.
IMG_8619

ÁGUA DE COCO POR LIANA THOMAZ
A Amazônia e três países da América do Sul serviram de inspiração para o desfile da grife Água de Coco. Nas peças, muitas texturas de palha, tapeçaria de flores, brilhos, torçais, chuveirinhos e pompons se uniram à shapes estruturados e babados que remetem aos habitantes da Colômbia e Peru, assim como canutilhos coloridos, estampas de folhagem e franjas mostraram a diversidade da fauna, flora e vida das tribos da selva amazônica brasileira. Lindo!
IMG_8603

SALINAS
Colorido e divertido foram as palavras que descreveram o desfile da Salinas. Com uma pegada pop de Miami, a marca conseguiu misturar arte, natureza e high tech em looks quentes e nada discretos, exatamente como pede o verão. Inspirados no esporte, os modelos supercoloridos e com estampas que não se repetem trouxeram a coleção da Salinas uma ar mais beach chic. O destaque fica por conta da estampa com estrelas exageradas, presentes tanto em maiôs de natação, quanto em tops para academia e jaquetinhas de nylon. Cool ao extremo!
IMG_8621

HELÔ ROCHA
O sertão nunca esteve tão em alta como nessa edição do SPFW. Helô Rocha, entretanto, trouxe Maria Bonita em uma versão muito mais feminina e moderna. Os tons terrosos, obvio, estiveram em peso no desfile da estilista, que modernizou o cangaço com tops em couro, calças com pegada esportiva, jaquetas bomber e oversized, minissaias com aplicações de tachas e vestidos metalizados. As cores do ano eleitas pela Pantone (rosa quartz e azul serenity!) também estiveram presentem em vestidos fluidos e calças soltinhas. Looks leves e descontraídos. 
IMG_8620
Dia 5

WAGNER KALLIENO
Quem gosta do filme Flashdance vai adorar a coleção de Wagner Kallieno para o próximo verão. Com inspiração na personagem Alex – que sonhava em ser bailarina – o estilista trouxe à passarela do SPFW peças oversized masculinas tipo camisa e casacões, inclusive por cima de roupas de dança ou se um jeans destroyed. O mix “toque esportivo + guarda-roupa masculino” ganhou um tom feminino com a presença de muito paetês e lamês. Adorei!
IMG_8649

ELLUS
A pegada hi-tech da Ellus aparecia antes mesmo do desfile começar. Com rede Wi-Fi disponível, hashtag própria para o desfile e um painel de LED gigante, a marca fechou o último dia do SPFW trazendo um Hawaí moderno para a passarela. A cartela, mais escura, deu cara a jeans folgados, cintura baixa, jaqueta de couro curta e boleros ombro a ombro. Muita camisa e camiseta também fizeram parte da coleção, com estampas floridas e cintilantes, marcando o estilo roqueiro da grife.
IMG_8645

E agora que você conferiu os principais desfiles, seus destaques e apostas para o próximo verão, aproveite as dicas e planeje seu guarda-roupa com calma e tempo, enquanto curte esse friozinho que está chegando.

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: Divulgação