Menu
 7230
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
10 causas incomuns de mau cheiro corporal para eliminar já!
Algumas atitudes diárias podem aumentar nossa chance de mau cheiro corporal ao longo do dia e a gente nem sabe. Atenção à essas causas (inusitadas!) e como eliminá-las já!

desodorantes

Já notou como boa parte da nossa rotina matinal está focada em prevenir que cheiros desagradáveis surjam no nosso corpo ao longo do dia? É o banho longo, o desodorante, o perfume… Mesmo atrasada, não dá pra pular essas etapas, né? Afinal, não tem nada mais desagradável do que sentir que aquele cheirinho ruim vem de você.

Mas infelizmente, em alguns casos, o mau cheiro pode atacar e os motivos são os mais diversos (e incomuns!) possíveis e o pior: ele pode, inclusive, afetar negativamente sua vida, principalmente suas relações sociais.

Abaixo, listei 11 causas bem incomuns para o mau cheiro corporal e o que você precisa fazer para se livrar delas de uma vez por todas.

1. Você não troca seu sutiã com frequência
A cada banho é natural trocar de calcinha, mas quantas vezes por semana você muda seu sutiã? Aparentemente, a maioria das mulheres usa o mesmo sutiã várias e várias vezes até sentir a necessidade de lavá-los. A atitude, entretanto, é um erro, já que eles ficam em volta dos braços, seios e colo, áreas que suam mais facilmente e geralmente, são feitos de tecidos que aumentam a teor no mau cheiro.
O que fazer? O ideal é não usar o mesmo sutiã mais de duas vezes antes de lavá-lo. Para não desgastar sua peça favorita, o melhor é sempre lavar seus sutiãs à mão, com sabonete suave deixa-lo secando naturalmente.

2. Você está muito estressada
Já ouviu falar em suor por stress? Pois é, ele existe e quando o assunto é mau cheiro, ele pode ser o pior deles. O motivo? Quando nosso nível de stress vai lá no alto, ele é produzido a partir de uma categoria de glândulas sudoríparas chamada glândula apócrina. E é essa glândula que produz um suar menos aguado, onde as bactérias se misturam com as gorduras e proteínas, aí já viu, né? Cheiro ruim na certa!
O que fazer? Que tal exercitar o seu lado mais zen, fazendo exercícios de yoga e meditação todas as manhãs? Saiba que existe, inclusive, ótimos aplicativos de celular para isso. Esses exercícios mantêm corpo e mente equilibrados e o mau cheiro lá longe.

3. Pouco tempo no chuveiro
Outro tipo bem comum de suor vem da glândula écrina, que existe em grande quantidade embaixo dos braços e na região da virilha. Quando essas regiões ficam úmidas ou suadas, elas tendem a causar mau cheio. Dá-lhe banho!
O que fazer? Aumentar um pouquinho mais seu tempo no banho e se dedicar especialmente aos cuidados com essas áreas do corpo. Esfregue bem essas regiões, principalmente com sabonete neutro. Lembre-se também de sempre depilar esses locais, para que o suor não se acumule.

4. Seu anticoncepcional está causando problemas
Se vira e mexe você se vê obrigada a mascar chiclete ou escovar os dentes repetidas vezes, mas não consegue descobrir a causa do mau hálito, a culpa pode estar no seu anticoncepcional. Algumas pílulas deixam a boca seca, aumentando a quantidade de enxofre na região. Alguns medicamentos, como paracetamol, antidepressivos e remédios para dieta também tem mostrado o mesmo efeito.
O que fazer? Leia a bula antes de fazer uso desses remédios e pergunte ao seu ginecologista sobre quaisquer efeitos colaterais ligados a mau cheiro. Às vezes, ele pode substituir a pílula por outra com níveis hormonais mais fracos.

pilula_materia_thinkstock_e_getty_images

5. Você tem alguma deficiência nutricional
Deficiências de vitaminas e minerais, tais como zinco, magnésio, e riboflavina, pode levar a odores corporais. Tome o zinco como exemplo: uma de suas principais funções é quebrar os hidratos de carbono e ajudar as células a limpar resíduos. Uma dieta insuficiente de zinco, consequentemente vai diminuir a desintoxicação corporal e resultar em mau cheiro.
O que fazer? Ao criar o hábito de comer uma dieta mais equilibrada pode ajudar a limpar seu organismo. Acrescente no seu cardápio muitas verduras verdes, como salsa, couve e espinafre. O mesmo vale para as frutas cítricas.

6. Seus pés cheiram forte naturalmente
Sabia que cerca de 15% das pessoas nascem com suor excessivo nos pés? Essa umidade extra pode levar ao crescimento de uma bactéria que cheira a enxofre – a Sedentarius Micrococcus. Ai, credo!
O que fazer? Para combater a sua falta de sorte genética, tente mudar seus sapatos todos os dias, lavar os pés com mais frequência, e criar o hábito de andar descalça sempre que possível, já que o cheiro tende a piorar quando seus pés passaram horas dentro de um sapato fechado.

7. Você tem comido muita fritura no jantar
Já notou como alguns alimentos fazem você sentir um odor mais forte no corpo do que outros? Alimentos fritos definitivamente encabeçam essa lista. Os óleos de produtos fritos e assados causam má digestão e, consequentemente, o mau cheiro corporal.
O que fazer? Que tal fazer algumas trocas no cardápio e deixar os alimentos mais gordurosos só para o fim de semana. E pense duas vezes antes de escolher batatas fritas para um primeiro encontro.

8. Você está prestes a ficar doente
Um estudo recente na Suécia revelou que seu corpo pode demonstrar através do mau cheiro quando você está prestes a ficar doente. Interessante, né?
O que fazer? Nem sempre dá pra evitar pegar uma gripe ou dor de garganta, né? Mas fica a dica pra você se manter saudável e fazer uso de vitaminas sempre que possível. Blindar o corpo e deixar o organismo sempre forte e sadio ainda é a melhor solução.

9. Você está “festejando” demais
Uma noite longa na balada normalmente vem acompanhada de muitos drinks e consequentemente, de muito mau cheiro no dia seguinte. “Algumas pessoas escoam esse álcool em excesso do corpo através dos poros da pele e da respiração”, por isso o odor forte no dia seguinte”, explica um arquivo no HuffingtonPost.com
O que fazer? Não importa qual seja a bebida que você tomou, destilado, chopp, cerveja… de acordo com o mesmo artigo citado acima, uma vez metabolizada, seu corpo vai expelir o excesso de álcool da mesma forma. Por isso, o melhor é diminuir a quantidade de drinks alcoólicos ou intercala-los com sucos naturais.

10. Você exagera no desodorante
Parece contraditório, né, mas pode acreditar: ao aplicar desodorante várias e várias vezes você acaba mexendo com as bactérias naturais do seu corpo e resultar em uma maior quantidade de bactérias causadoras de odor. Como tudo na vida, o excesso tem suas desvantagens.
O que fazer? Se você vai passar o dia em casa, não aplica desodorante, principalmente antes de dormir. Dê uma pausa à sua pele e faça mão dos desodorantes, no máximo 3 vezes ao dia.

Dicas anotadas?

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: Shutterstock


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação