15 ideias de negócio para abrir com pouco dinheiro

Quer abrir seu negócio próprio, mas não conta com muito capital? Essas 15 opções de carreira vão mostrar que ser uma empreendedora de sucesso investindo pouco é mais fácil do que você pensa

0 16513

    fabi-gravando

    2017 está apenas começando e se seu sonho é abrir um negócio próprio, agora é a hora! E engana-se quem pensa que é preciso ter muito dinheiro para investir. Algumas empresas exigem baixo investimento e o melhor: o retorno pode vir mais rápido do que se imagina. Em tempos de crise, um negócio próprio de baixo investimento é uma boa saída para melhorar sua situação financeira e pôr fim às dívidas.

    O site americano Entrepreneur listou 63 ideias de negócio com baixo investimento. Dá uma olhada nessas 15 que eu escolhi baseadas na situação do mercado brasileiro atual.

    1. Costureira
    Tem o dom da costura, faz reparos e cria peças novas como ninguém? Então o serviço de costura pode ser uma boa opção pra você. Afinal, você não precisa de muito – a não ser uma máquina de costura e alguns materiais como linhas e agulha – para começar a trabalhar imediatamente. Pelo ser feito dentro de casa, você economiza com aluguel do estabelecimento e ainda tem horários flexíveis. E não pense você que a profissão fica restrita a costureira de bairro. É possível contar com lavanderias, estilistas e até fabricantes de uniformes como clientes.

    2. Festa infantil
    Outra boa ideia de negócio que exige pouco investimento é a produção de festas infantis. É cada vez mais comuns pais procurarem por ajuda especializada para organizarem as festas dos filhos.
    Mais do que dinheiro, o negócio envolve muito planejamento, criatividade e decoração, além de comida e atividades para entreter os convidados.

    download

    3. Bolos e cupcakes
    Se nas festas de família você recebe mil elogios por suas sobremesas, que tal montar um negócio de bolos e cupcakes para aniversários, batizados e casamentos? Por ser feito na sua própria cozinha, até seu negócio ganhar fama, você vai economizar alguns recursos. E fazer seu nome ficar popular não é tão difícil. Além de divulgar seu trabalho nas redes sociais, leve amostras dos seus doces em eventos, empresas de organização de festas e até restaurantes. Não tem nada melhor do que um “boca a boca”, né?

    4. Personal chef
    Se você manda muito bem na cozinha, mas sobremesas não são o seu forte, que tal abrir um negócio de personal chef? Nunca ouviu falar? A ideia consiste em ir até a casa do cliente e preparar pratos mais refinados para ocasiões especiais. Por não precisar contar com um espaço de restaurante e ter bastante flexibilidade no horário de trabalho, o investimento inicial desse negócio é bem baixo.

    hire-chef

    5. Comida artesanal
    Ainda no ramo da culinária, outra saída de negócio é produzir alimentos artesanais para vender. Se você tem uma receita que faz sucesso entre os amigos e parentes, ou se tem um gosto todo especial por um algum ingrediente, investir e usar esse prato para ganhar dinheiro pode ser uma boa ideia. E as opções são inúmeras: docas, trufas, molhos, geleias… o que você quiser. Preze sempre pela qualidade do seu produto e, ao fazer sua propaganda, deixe claro que o produto é artesanal e bem diferente dos oferecidos em supermercados e mercearias.

    6. Cuidadora de animais
    Ama animais e tem paciência pra cuidar de muitos deles todos os dias? Que tal então se tornar uma cuidadora? Muita gente precisa de um lugar para deixar seu bichinho enquanto viaja, mas não encontra pessoas especializadas para isso. Divulgar seu negócio é simples: distribua panfletos em petshops e lojas especializadas da região e ofereça seus serviços em diferentes períodos: tanto para uma viagem de férias mais longa, quanto para um fim de semana, de acordo com a necessidade do cliente.

    pug-animal-estimacao1

    7. Aula de artes e artesanato
    Tem tantos fãs de trabalhos manuais por aí. Por isso, se você sabe fazer artesanato, que tal ganhar dinheiro ensinando outras pessoas a imitar sua arte? Você pode dar aulas à noite, nos fins de semana ou até mesmo gravar o curso e abrir um canal na internet. Uma boa opção é sugerir parcerias com centros culturais e escolas da sua região, assim terá um espaço adequado para o seu negócio gastando pouco.

    8. Designer de brinquedos
    Se você é criativa e leva jeito com artesanato, outra boa ideia é criar brinquedos e até acessórios de moda ou decoração para aumentar sua renda. Os materiais são diversos e não custam muito. Brinquedos de madeira, bonecas de pano e até quebra-cabeças são boas opções para quem quer começar esse negócio, você só precisa de um espaço dentro de casa para a produção. Brinquedos educativos têm sido cada vez mais procurados por mais e instituições de ensino e a procura pela internet é cada vez maior.

    caminhao-de-madeira

    9. Designer de plantas
    É caprichosa e adora plantas? Uma alternativa para conseguir uma renda extra é fazer arranjos de flores, buques e coroas para casamentos, funerais e eventos em geral. Para alavancar as vendas, busque parcerias com empresas de eventos e funerárias.

    10. Cuidadora de idosos
    Antes de mais nada, é preciso levar em conta que essa profissão exige muito amor e paciência. Sabia que é cada vez maior o número de famílias que precisam de uma pessoa especializada para cuidar de seus parentes idosos? Mas vale lembrar que esse trabalho pode incluir cuidar da casa, cozinhar, dar remédios, fazer compras… além de funções mais específicas, como dar banho e colocar o idoso na cama. O mesmo serviço pode ser oferecido para bebês e pessoas com deficiência, mas como o trabalho exige alguns cuidados, o melhor é fazer alguns cursos rápidos de formação.

    cuidadora-de-idosos1

    11. Cultivar plantas
    Leva jeito com plantas e tem um bom espaço em casa? Uma boa opção de negócio é o cultivo de árvores, plantas e flores. Além de ser um serviço com custo relativamente baixo e que não exige um espaço tão grande, a atividade é prazerosa e relaxante. Para distribuir sua produção basta procurar paisagistas e lojas especializadas.

    12. Produção de sabonetes
    Outra atividade barata são os sabonetes e óleos artesanais. As opções de essências são enormes e você vai depender apenas da sua criatividade para criar os formatos e desenhos que desejar. O investimento inicial pode acontecer na cozinha da sua casa e as vendas na internet, em lojas da região e feiras de artesanato. Que tal?

    sabonetes-em-barra_01

    13.Fotografia
    Entende de fotografia e passa o dia inteiro grudada na sua máquina? Essa paixão pode render uma grana extra no fim do mês. Comece aos poucos, fotografando animais, ou ensaios bem-humorados de crianças e bebês. Tudo o que você precisa é de um espaço com boa iluminação na sua casa e algumas fantasias divertidas para criar um ensaio bem bacana. Conforme for se especializando, ofereça seus serviços para empresas de casamento, batizados e formaturas e, se levar jeito, que tal trabalhar com vídeos também? Aí dá até pra aumentar o valor do serviço prestado.

    14. Personal trainer
    Se você já tem formação em nutrição ou educação física, pode pensar em investir no trabalho de personal trainer. Além de propor exercícios físicos, você pode passar consultoria de alimentação balanceada e dieta. Comece atendendo individualmente e procure parcerias em spas e hospitais. Com o tempo e conforme for ganhando fama, procure então um estabelecimento próprio.

    personal-trainer1

    15. Planejar eventos e festas
    É boa em planejar festas e eventos, tem bom gosto e sabe trabalhar em grande escala? Organizar festas de aniversário, formaturas, casamentos e cerimônias dá um trabalho, mas quem adora um evento, pode se dar muito bem nesse ramo. É preciso lembrar, porém, que é impossível ser bem-sucedida nesse ramo sozinha, então você vai precisar de uma equipe disposta a te ajudar em diferentes áreas. Farão parte do seu trabalho tarefas como: decoração, menu, banda… Por isso, é preciso ser uma pessoa organizada, detalhista, comunicativa e criativa. Disposta a tentar? Comece então divulgando seu trabalho pela internet. Não vai demorar até seu nome começar a fazer sucesso.

    E aí, encontrou alguma opção de negócio que seja a sua cara?
    Bjs, Fabi Scaranzi