Coletes: curingas para usar o ano todo!

Leve e atemporal, aprenda como usar coletes dos mais diferentes estilos e saiba quais não podem faltar no seu guarda-roupas

1 2917

colete fabi

Nada de deixar os coletes no fundo do guarda-roupas só porque o inverno está acabando. Essa peça não só pode, como deve estar presente nos seus looks a qualquer hora do dia, independentemente da estação do ano, afinal, os coletes são curingas para os dias mais frescos, além de acrescentarem um toque todo especial ao look.

Em diferentes estilos e materiais, existem alguns modelos de coletes que são peças obrigatórias no armário de qualquer mulher. Seja jeans, alfaiataria, de couro ou até oversized, a escolha vai depender do evento para o qual você está se produzindo. Quer aprender a usar coletes sem errar? Dá uma olhada nos principais modelos e como combiná-los.

Coletes de alfaiataria

coletes-1
O modelo mais democrático de todos, o colete em alfaiataria cai bem em qualquer mulher. São os cortes simétricos e bem estruturados que marcam as curvas do corpo e deixam a produção mais moderna e ao mesmo tempo, bem feminina. Em diferentes versões ele pode conter até aplicações, como pedrarias, franjas e paetês. Combinados com camisas sociais, jeans e até vestidos estampados, esse o modelo de colete é o mais indicado para quem quer abusar na peça, inclusive no ambiente corporativo.

Coletes jeans

colete-jeansQuem busca um look mais fresh e informal, que tal apostar no colete jeans? Em diferentes lavagens e modelos, eles podem facilmente substituir as jaquetas e até camisas jeans. Na hora de combinar a peça, escolha tecidos mais rústicos, como o suede, além de shorts, camisetas divertidas. Nos pés, que tal um sneaker bem moderno, ou até mesmo sapatilhas e rasteirinhas? Fica lindo!

Coletes de couro

colete-de-couroEles podem até ter a cara do inverno, mas que ficam lindos também no verão, ah, isso ficam! Para não passar calor, escolha sempre coletes de couro sintético, que além de ecofreindly, são mais leves e com preços mais em conta. Com calças flare, vestidos justos, saias jeans e salto alto você consegue um look rocker, mas ao mesmo tempo lindo e bem fresquinho. Esse colete é aquela peça que transforma totalmente a produção, tornando o básico em cool e apenas um passo.

Maxi coletes

look-maxi-colete-olivia-palermo-1Não é a primeira vez que eu faço desse tipo de peça por aqui. Eu, particularmente, adoro os maxi coletes, inclusive aqueles que vão normalmente até a panturrilha. Com tênis moderninhos, saias de cintura alta ou calça skinny os maxi coletes é a peça perfeita para quem faz um estilo mais descolado e bem moderno. Confortável e quentinho, procure usá-lo em dias mais gelados, ou se você vai ficar na rua até tarde e não quer correr o risco de passar frio.

Coletes de pelo

colete-de-pele-1Esse é um caso à parte já que te dá menos possibilidades de usá-lo no verão, mas não tinha como deixar de citar esse modelo como um #temqueter no guarda-roupa. Eu prefiro usar os que são fake, de pelo sintético. Quando o frio bater à porta, faça mão desse colete seja combinando-o com uma boa calça legging, ou com o combo: saia+meia calça+sapato de salto alto ou bota baixa. É com essa peça que você vai criar um look bem marcante. O importante é lembrar sempre de colocar peças levinhas por baixo, pra não morrer de calor!

Saiba como usar coletes sem cometer nenhuma gafe!
Já escolho o colete preferido pra chamar de seu? Então fique de olho nessas dicas pra usar essa peça linda sem erro!

– No verão, aposte em coletes em cores claras (como bege, branco, azul ou verde-claro) e use-os abertos. Assim, além de deixar o look mais leve, você fica mais fresquinha e pronta pra encarar as altas temperaturas.

– Use e abuse das estampas. Se colocados por cima de um vestido, camisa ou saia longa estampadas (seja de flores, listras ou animal print), você consegue um look mais atual e feminino.

– No trabalho prefira coletes monocromáticos ou com estampas bem pequenas, assim a peça acaba ficando mais discreta e ideal para ambientes corporativos.

– Modelos com brilho, bordados ou patches estão liberados para eventos formais. É só lembrar de combiná-los com roupas mais justas e um bom salto alto.

– Cuidado com a largura da alça e profundidade do decote. A regra é simples: quem tem mais quadril e menos busto, fica melhor com coletes mais estreitos. Já quem tem mais busto e menos quadril, o segredo é sempre usar alças largas. As mulheres plus size também podem usar coletes à vontade, é só tomar cuidado com as estampas. Tons mais fechados e discretos é sempre a melhor alternativa.

E aí, empolgada pra usar seus coletes?

Bjs,
Fabi Scaranzi