Foi-se o tempo em que somente os sapatos de salto alto eram sinônimos de elegância e sofisticação. O modelo Oxford – inspirado originalmente nos calçados masculinos – chegaram de mansinho e, aos poucos foram conquistando o coração das fashionistas, e o meu também!
Sabia que ele recebe esse nome por se tornar sensação entre os alunos da universidade de Oxford, na Inglaterra, há alguns anos atrás?
E pra nossa sorte, o Oxford foi ganhando novas versões. Ele apareceu em diferentes cores, em verniz, com estampas… e atualmente, é o modelo em cores metálicas e com plataformas (chamado também de flatforms!) que ganhou as ruas e os nossos guarda-roupas.
Mas será que esse modelo cai mesmo com tudo? Sim, sim, sim! De vestidos e shorts jeans a looks mais contidos, inclusive para trabalhar, o Oxford dá a produção um ar retrô e cheio de estilo. Aprenda já como usá-lo.
Oxford com calça (jeans, de couro, pantacourt…)
Minha sugestão para compor um look com a dupla “jeans + Oxford” é apostar sempre no modelo skinny de calça. Para deixar a silhueta alongada, não se esqueça de dobrar algumas vezes a barra da calça até que seus tornozelos fiquem à mostra. A parte de cima, você que escolhe: regatas mais soltinhas, camisas clássicas, camisetas divertidas… aqui, tudo cai bem! Para deixar o look ainda mais moderno, aposta numa produção monocromática, como as “all white” ou “all jeans” e seu Oxford reinar absoluto. As dicas aqui também valem para calças de couro ou pantacourts – as pantalonas no comprimento das panturrilhas.
Oxford com shorts
Esquentou? Nada de deixar seu Oxford de lado. A combinação shorts (jeans, alfaiataria, couro…) + Oxford é super feminina e ainda te confere a ilusão de alguns centímetros a mais. E se sentir que o friozinho vai bater no fim do dia, um cardigã, jaqueta bomber, ou até mesmo um blazer estruturado ficam lindos e deixam o look super moderno.
Oxford com saia
Se você faz a linha romântica pode usar e abusar dessa dupla. A sutileza do look fica por conta do equilíbrio de tecidos mais leves, como em saias rodadas, plissadas ou em A, com a pegada mais pesada do couro do Oxford.
Oxford com vestido
Adoro a combinação “sapato masculino e vestido”. Quando mais estampado o vestido, então, mais feminino fica o look. Para deixar a produção mais moderna, entretanto, você pode jogar uma jaqueta de couro por cima ou até mesmo uma camisa jeans ou até um maxi colete.
Oxford com meia
Esfriou um pouquinho? Pegue já seu Oxford e meia calça no guarda-roupa. Além de deixar sua produção mais quentinha, se você apostar na meia da mesma cor do sapato, você não vai criar muito contraste, nem chocar tanto.
Agora, se você faz a linha mais ousada, pode optar por meias finas sobrepostas por meias normais, ou até mesmo meia trabalhadas e coloridas. Mas aí, deixe que a meia seja a peça principal do seu look, e escolha peças mais sóbrias para compor o visual.
Oxford com plataforma
As flatforms viraram paixão entre as it-girls e vão continuar com tudo em 2017. Por serem mais chamativas e bem modernas, elas caem bem com qualquer estilo e ocasião, inclusive com calça social para trabalhar.
Se você é fã do street style, minha sugestão é combinar vestidos mais justos no comprimento midi com jaqueta jeans amarrada na cintura. Fica lindo!
Oxford metalizado
O modelo sensação do momento aparece principalmente nas versões prateado e dourado. Em looks monocromáticos, um com a dupla “jeans e camisa básica”, eles tiram sua produção da zona de conforto e mostram que não é preciso muito para criar um visual moderno e divertido.
E aí, gostou?
Bjs,
Fabi Scaranzi
*Imagens: Pinterest. Caso alguma das imagens acima seja de sua autoria, por favor entre em contato para darmos os devidos créditos