Menu
 3401
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
15 plantas medicinais que podem te ajudar já!
Conheça já 15 poderosas plantas medicinais capazes de aliviar dores, melhorar o sono e promover o bem-estar. Você nunca mais vai conseguir viver sem elas!
Frischer Pfefferminztee und Kräuter

(Imagem: Shutterstock)

Antes de você começar a ler essa matéria, um aviso: nenhuma das sugestões abaixo exclui a necessidade de procurar um especialista se suas dores forem constantes, ok? Em muitos casos, exames mais detalhados são necessários e por isso, o acompanhamento médico é fundamental.

Agora sim, posso repassar pra você algumas dicas que aprendi consultando o livro da autora portuguesa e especialista em naturopatia, Miriam Borovich – “15 Plantas Medicinais Que Podem Arruinar as Farmacêuticas” (ainda sem tradução para o nosso português).

Sabia que você pode aliviar pequenas queimaduras com aloe vera? E que a lavanda ajuda a reduzir o cansaço mental e trazer disposição? Pois é, algumas plantas medicinais têm o poder de amenizar sintomas pontuais como dor de cabeça e insônia, em minutos – as vezes, mais rápido até do que muitos remédios.

A procura por terapias com plantas medicinais para amenizar problemas simples de saúde é cada vez mais comum, principalmente por quem se preocupa com o uso desenfreado de medicamentos, em especial os antibióticos. Foi daí que surgiu a ideia de Miriam Borovich em reunir em um único livro as melhores plantas que podemos encontrar facilmente na natureza e explicar como seus princípios ativos têm o poder de potencializar seus efeitos curativos.

Divido em três partes, o livro introduz o tema, oferece formas diversas para você incluir essas plantas medicinais na sua rotina (seja na forma de óleos e até chãs) e depois passa a explicar os benefícios de cada uma dessas quinze plantas.

Dá uma olhada em algum dos benefícios dessas plantas. Você com certeza vai querer inclui-las na sua rotina já!

1. Hortelã
Sabia que uma xícara de chá de hortelã tem propriedades analgésicas equivalentes às de alguns remédios vendidos comercialmente? Por isso, quando bater aquela dorzinha de cabeça chata no fim do dia, um chá bem quentinho, além de relaxar, vai ajudar a resolver seu problema em minutos.

2. Alcaçuz
Está sentindo um desconforto no estômago depois de exagerar no almoço ou na bebida alcoólica? Deixe os antiácidos de lado e faça já um chá de alcaçuz. Além reduzir a azia e acabar com os refluxos, se bem quentinha a bebida fica uma delícia!

3. Erva-do-caril
Segundo o livro, plantas medicinais como a erva-do-caril podem ser usadas por idosos e crianças com mais de três para melhorar alergias nas vias respiratórias, como bronquite, sinusite e rinite. Basta colocar de três a cinco gotas de óleo essencial da erva num recipiente de vidro com 2/3 de água quente e respirar o vapor durante 15 minutos. Ah, ela não é recomendada para gestantes, nem durante a amamentação.

4. Sementes de Psílio
Não consegue ir ao banheiro há dias? Sementes de Psílio são poderosas no combate a prisão de ventre, melhorando a flora intestinal, aliviando o inchaço e ainda reduzindo medidas.
psilio5. Açafrão
Muitas pesquisas já comprovaram a forte ação do açafrão na prevenção e até no tratamento contra o câncer. O motivo? Ela aumenta o efeito da quimioterapia nas situações de resistência a múltiplas drogas, inibe a proliferação das células de tumores, ajuda o corpo a destruir as células mutantes, diminui a inflamação e ainda inibe a transformação de células normais em tumorais.

6. Hipericão (ou Erva-de-São-João)
Velho conhecido no tratamento de pacientes depressivos, o Hipericão contém dois compostos (hipericina e hiperforina) que agem como mensageiros químicos no sistema nervoso central, conseguindo modular o humor, aumentando, por exemplo nossos níveis de serotonina e melhorando quadros de ansiedade, cansaço, perda de apetite e distúrbios de sono.

7. Espinheiro branco
As flores do espinheiro branco são muito ricas em flavonoides (vasodilatadores) e, por isso são as plantas medicinais consideradas as que mais possuem propriedades cardiotônicas. Essas propriedades a tornam um tônico suave para o coração, com o poder de regular suas batidas ou ritmos cardíacos (arritmias), transformando-se em um excelente sedativo, equilibrando a circulação e o bombeamento do sangue.

8. Raiz de valeriana
Sofrendo de problemas de insônia? O chá de valeriana tem uma poderosa ação sedativa, diminuindo a agitação e gerando a sensação de calma e relaxamento em poucos minutos.

9. Ginseng
O ginseng americano, chamado cientificamente de Panax Quinquefolius, é calmante e serve para controlar o estresse, auxiliar o sono e tratar a depressão, melhorando a saúde do nosso coração e cérebro.

10. Alho
Por conter uma grande quantidade de alicina, o alho, principalmente o cru, ajuda a combater o mau colesterol e os triglicerídeos, além de contar com propriedades antibactericidas, antifúngicas e antiviróticas.

11. Aloe vera
Capaz de amenizar o sintoma de várias doenças, como inflamações no estômago e intestino e ainda ajudar na perda de peso graças a sua alta taxa de proteína e colágeno, a aloe vera também tem o poder de melhorar a visão. A descoberta foi feita por um dermatologista russo, que recomenda uma colher de gel de aloe vera por dia (misturada com nozes, mel e limão) na refeição que você preferir.

12. Urtiga
A urtiga libera ácido fórmico que, em contato com a pele, dá a sensação de queimação e irritabilidade. Entretanto, tem também propriedades medicinais: ela é adstringente, antioxidante, bactericida, estimulante, vasoconstrutora e poderosa na melhora da circulação sanguínea e na retenção de líquidos.

13. Dente-de-leão
Sua facilidade em eliminar toxinas do sangue, o dente-de-leão é um ótimo aliado para desobstruir as vias biliares. Assim, o chá facilita o fluxo do suco biliar, que atua na digestão das gorduras. A planta também age contra a hepatite e auxilia na recuperação da inflamação do fígado.

lavanda

(Imagem: iStock)

14. Lavanda
O óleo essencial de lavanda, um dos poucos que podem ser usados diretamente na pele é o queridinho entre as plantas medicinais. A lavanda promove o sentimento de conforto, de acordo com o periódico científico Frontiers in Psychology e ainda alivia a sensação de cansaço (corporal e mental), insônia, dor de cabeça e ajuda no tratamento da depressão.

15. Ginkgo biloba
As folhas da ginkgo contêm dois tipos de potentes antioxidantes: flavonóides e terpenóides. São eles os responsáveis para melhorar nossa memória e concentração depois de um período de stress e estafa mental. O resultado do uso de ginkgo biloba tem se mostrado tão positivo que tem sido usado, inclusive no tratamento de doenças mais sérias, como demência e Alzheimer.

Pronta pra incluir essas plantas medicinais na sua rotina?

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação